Texturas em Metal
As texturas de metal, especialmente nas joias referem-se essencialmente ao tipos de texturas do metal,
seja ele precioso ou outro metal. As texturas, normalmente são dadas ao
ouro, prata ou outro metal na fase final do processo de realização das joias, no entanto pode também ser uma aplicação de esmaltes ou resina na
superfície do metal, assim como a textura de metal pode fazer parte da
própria técnica utilizada na joia, como é o caso da filigrana, do
granulado, e do craquelado. Os tipos de textura, utilizados em
ourivesaria, visam na realização relevos e saliências na superfície
final das joias em ouro e que fazem toda a diferença no aspecto final
das joias.
Uma das técnicas muito usada como
texturas de metal, são as técnicas de forja, batimentos que são dados
com o martelo, seja com a parte de bola do martelo, seja com a parte de
pena do martelo. O forjado cria texturas de metal muito interessantes,
que criam uma personalidade particular em cada peça.
Existem diversos tipos de martelado nas texturas de metal
O exemplo que vemos a seguir é um dos
exemplos de acabamentos de joias martelado, no entanto existem diversas
formas de textura em metal executadas com diferentes tipos de martelos e
de diversas maneiras de aplicar a batida do martelo.
TÉCNICAS DE EFEITOS E TEXTURAS
Encontramos muitos caminhos que nos possibilitam
formar efeitos e texturas diferenciadas. Alguns artesãos lançam mão de técnicas
inusitadas para dar vida e emoção às suas peças. Nesta matéria falarei um pouco
de algumas possibilidades e de como consegui-las.
Podemos partir do princípio de que uma peça polida
seja o efeito de acabamento mais utilizado no mercado de joias clássicas.
Uma peça polida pode ser fosqueada e transformada
em uma nova peça. Mas nem todas as peças polidas ficam bem quando fosqueadas,
pois as joias já são criadas para um determinado tipo de acabamento, e ao
alterá-lo, pode-se ganhar ou perder muito, por isso fique muito atento ao
design da peça.
Podemos recorrer a diferentes tipos de fosqueado, o
lixado (com lixa grossa), o acetinado (com lixa fina ou manta abrasiva), o
diamantado (com ponteira diamantada para chicote), o jateado (com jato de areia
e compressor) e outros diversos efeitos com discos para politriz e ponteiras
para motor mandril e martelete que são lançados no mercado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
acabamento polido
|
acabamento acetinado
|
textura diamantada
 |
Todos estes acabamentos acima podem ser
conseguidos depois da peça pronta. Existem ainda, efeitos e texturas que
fazem parte da construção da peça e precisam ser executados antes de
terminá-la.
A textura reticulada é um exemplo – seu passo-a-passo encontra-se descrito em matéria anterior. O reticulado precisa
ser elaborado e executado antes de qualquer construção da peça, pois
necessita de uma chapa inteira e lisa para que a textura com o maçarico
aconteça, caso contrário a peça toda derreteria.
Outro efeito com textura muito interessante é a conseguida através da corrosão de metais,
que deve ser praticado com muita cautela devido ao uso de ácidos
corrosivos. Neste caso, a chapa em prata precisa ser mergulhada em ácido
nítrico diluído em pouca água para que a corrosão aconteça. Mas para
conseguir efeitos de relevo, precisamos proteger parte do metal para que
a peça não se corroa por inteiro; é indicado que a corrosão seja feita
na chapa, antes da construção da peça. Podemos fazer esta proteção com
cera de abelha, com betume da Judéia ou com goma laca (asa de abelha) –
cada uma destas opções proporciona um efeito diferente. O princípio é
muito simples, o que estiver protegido com uma das três opções acima não
será corroído.

A textura forjada é
outra opção para um acabamento diferenciado. Seu efeito martelado
propõe uma leitura rústica e medieval à peça. Para consegui-la, devemos
martelar o metal antes de construir a peça. Os diferentes tipos de
martelos de ferro existentes podem proporcionar efeitos diferenciados.
Outras ferramentas de ferro também podem ser utilizadas. Martelos mais
finos na ponta podem fazer marcas mais retas; pino de bola de 3mm faz
marcas redondas e pequenas; a quina de um martelo faz marcas pequenas e
mais marcadas (conforme fig. ao lado); ponteiras de repuxo também podem
proporcionar marcas diferentes das descritas acima.
Existe também a textura conseguida através da laminação da
chapa de prata com outros metais ou elementos. Para conseguir o efeito
da figura ao lado é necessário prender fios de ferro na chapa de prata
com fita crepe, e prensar o conjunto no rolo do laminador. Outras marcas
interessantes podem ser conseguidas com pó de pedras, plantas,
barbante, lixas, areia, tela, etc., presos da mesma maneira à chapa de
prata.
Estas são algumas das possibilidades que
encontramos para o feitio de peças artesanais. Todas as texturas
apresentadas acima podem ser reproduzidas em fundição. Mas é necessário
muito cuidado para não lixar a peça mais que o necessário durante a fase
de acabamento do processo industrial, isto poderia acabar com o efeito
reproduzido.
Com criatividade muitos outros efeitos
podem ser conseguidos; muitas vezes uma pequena alteração nos processos
descritos acima ou uma mistura criativa entre eles pode gerar um
resultado diferente, original e inusitado! Mãos à obra!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário