TEXTURAS

Texturas em Metal


As texturas de metal, especialmente nas joias referem-se essencialmente ao tipos de texturas do metal, seja ele precioso ou outro metal. As texturas, normalmente são dadas ao ouro, prata ou outro metal na fase final do processo de realização das joias, no entanto pode também ser uma aplicação de esmaltes ou resina na superfície do metal, assim como a textura de metal pode fazer parte da própria técnica utilizada na joia, como é o caso da filigrana, do granulado, e do craquelado. Os tipos de textura, utilizados em ourivesaria, visam na realização relevos e saliências na superfície final das joias em ouro e que fazem toda a diferença no aspecto final das joias.

Uma das técnicas muito usada como texturas de metal, são as técnicas de forja, batimentos que são dados com o martelo, seja com a parte de bola do martelo, seja com a parte de pena do martelo. O forjado cria texturas de metal muito interessantes, que criam uma personalidade particular em cada peça.


Existem diversos tipos de martelado nas texturas de metal


O exemplo que vemos a seguir é um dos exemplos de acabamentos de joias martelado, no entanto existem diversas formas de textura em metal executadas com diferentes tipos de martelos e de diversas maneiras de aplicar a batida do martelo.

TÉCNICAS DE EFEITOS E TEXTURAS

Encontramos muitos caminhos que nos possibilitam formar efeitos e texturas diferenciadas. Alguns artesãos lançam mão de técnicas inusitadas para dar vida e emoção às suas peças. Nesta matéria falarei um pouco de algumas possibilidades e de como consegui-las.

Podemos partir do princípio de que uma peça polida seja o efeito de acabamento mais utilizado no mercado de joias clássicas.

Uma peça polida pode ser fosqueada e transformada em uma nova peça. Mas nem todas as peças polidas ficam bem quando fosqueadas, pois as joias já são criadas para um determinado tipo de acabamento, e ao alterá-lo, pode-se ganhar ou perder muito, por isso fique muito atento ao design da peça.

Podemos recorrer a diferentes tipos de fosqueado, o lixado (com lixa grossa), o acetinado (com lixa fina ou manta abrasiva), o diamantado (com ponteira diamantada para chicote), o jateado (com jato de areia e compressor) e outros diversos efeitos com discos para politriz e ponteiras para motor mandril e martelete que são lançados no mercado.














acabamento polido polido   acabamento acetinado acetinado   textura diamantada diamanto

Todos estes acabamentos acima podem ser conseguidos depois da peça pronta. Existem ainda, efeitos e texturas que fazem parte da construção da peça e precisam ser executados antes de terminá-la.

reticulcaoA textura reticulada é um exemplo – seu passo-a-passo encontra-se descrito em matéria anterior. O reticulado precisa ser elaborado e executado antes de qualquer construção da peça, pois necessita de uma chapa inteira e lisa para que a textura com o maçarico aconteça, caso contrário a peça toda derreteria.
corrosaoOutro efeito com textura muito interessante é a conseguida através da corrosão de metais, que deve ser praticado com muita cautela devido ao uso de ácidos corrosivos. Neste caso, a chapa em prata precisa ser mergulhada em ácido nítrico diluído em pouca água para que a corrosão aconteça. Mas para conseguir efeitos de relevo, precisamos proteger parte do metal para que a peça não se corroa por inteiro; é indicado que a corrosão seja feita na chapa, antes da construção da peça. Podemos fazer esta proteção com cera de abelha, com betume da Judéia ou com goma laca (asa de abelha) – cada uma destas opções proporciona um efeito diferente. O princípio é muito simples, o que estiver protegido com uma das três opções acima não será corroído.
martelado
A textura forjada é outra opção para um acabamento diferenciado. Seu efeito martelado propõe uma leitura rústica e medieval à peça. Para consegui-la, devemos martelar o metal antes de construir a peça. Os diferentes tipos de martelos de ferro existentes podem proporcionar efeitos diferenciados. Outras ferramentas de ferro também podem ser utilizadas. Martelos mais finos na ponta podem fazer marcas mais retas; pino de bola de 3mm faz marcas redondas e pequenas; a quina de um martelo faz marcas pequenas e mais marcadas (conforme fig. ao lado); ponteiras de repuxo também podem proporcionar marcas diferentes das descritas acima.
Existe também a textura conseguida através da laminação da chapa de prata com outros metais ou elementos. Para conseguir o efeito da figura ao lado é necessário prender fios de ferro na chapa de prata com fita crepe, e prensar o conjunto no rolo do laminador. Outras marcas interessantes podem ser conseguidas com pó de pedras, plantas, barbante, lixas, areia, tela, etc., presos da mesma maneira à chapa de prata.
Estas são algumas das possibilidades que encontramos para o feitio de peças artesanais. Todas as texturas apresentadas acima podem ser reproduzidas em fundição. Mas é necessário muito cuidado para não lixar a peça mais que o necessário durante a fase de acabamento do processo industrial, isto poderia acabar com o efeito reproduzido.
Com criatividade muitos outros efeitos podem ser conseguidos; muitas vezes uma pequena alteração nos processos descritos acima ou uma mistura criativa entre eles pode gerar um resultado diferente, original e inusitado! Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário